0800 6420 116
0800 717 1000
Ouvidoria

Sobre a concessão

A Planalto Sul é responsável pela administração dos 412,7 quilômetros da rodovia BR-116, fazendo a ligação da capital paranaense à divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O contrato de concessão que engloba 17 municípios em sua malha viária foi assinado em 14 de fevereiro de 2008 e prevê investimentos de R$ 1,9 bilhão durante sua vigência de 25 anos.

O Trecho Administrado

O trecho da Planalto Sul liga Curitiba (PR) à divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul pela BR-116. Todo esse trajeto corta os municípios de Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente e Rio Negro, no estado do Paraná, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Santa Cecília, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta, Correia Pinto, Lages e Capão Alto, no estado de Santa Catarina. A rodovia foi construída entre as décadas de 40 e 50, por ser uma rodovia antiga, quase toda ela ainda é de pista simples.

Planalto Sul em tempo real

Investimentos e Obras

De acordo com o contrato assinado em 14 de fevereiro de 2008, os seis primeiros meses foram dedicados aos chamados trabalhos iniciais, que incluíram melhoria da pavimentação das pistas, sinalização vertical (placas, indicadores etc.), sinalização horizontal (pintura de faixas de rolamento), iluminação e dispositivos de segurança, entre outros. Após os seis meses de trabalhos iniciais, começou a fase de obras e implantações previstas no contrato. Veja abaixo exemplos do que o contrato prevê de melhorias para a rodovia:

  • Implantação de 48,3 km de faixas adicionais
  • Implantação de 13,72 km de vias laterais
  • Implantação de 5 trevos em desnível
  • Implantação de 2 passagens em desnível
  • Implantação de 3 Retornos em nível
  • Implantação de 10 Refúgios centrais para travessias de pedestres
  • Implantação de 1 passagem em desnível, com reserva para faixa exclusiva de ônibus
  • Implantação de 1 interseção em desnível, com reserva para faixa exclusiva de ônibus
  • Implantação de 9 passarelas
  • Implantação de 9 Bases de Serviços Operacionais
  • Reforma de 5 postos da Polícia Rodoviária Federal
  • Implantação de 3 estações meteorológicas
  • Implantação de 150 câmeras de CFTV
  • Duplicação de 25,4 km no trecho urbano da rodovia, entre Curitiba e Mandirituba.

Operação da Rodovia

Os usuários das rodovias que compõem o trecho têm à disposição os serviços de atendimento ao usuário: atendimento médico pré-hospitalar, socorro mecânico, resgate de animais na pista, viaturas para combate a incêndio, inspeção de tráfego constante e telefone 0800 para solicitar atendimento e informações: tudo operando 24 horas. São, ao todo, 11 ambulâncias tipo C e duas tipo D, sete guinchos leves, três guinchos pesados, caminhões para combate a incêndio, um carro para apreensão de animais, cinco viaturas para inspeção de tráfego e dois veículos de supervisão de trecho, além de dois veículos multiuso. Para solicitar atendimento, tirar dúvidas sobre a concessão da rodovia ou fazer reclamações e sugestões para a concessionária, os usuários da Planalto Sul podem ligar para 0800 6420 116.

Tabela de
Tarifas
Restrição
de Cargas
Entenda
Nossas Tarifas
Cartilhas
Viajar

ISS para os municípios lindeiros

Todos os municípios cortados pelos 412,7 quilômetros do trecho administrado pela Planalto Sul têm direito a receber o repasse do ISS e, com ele, terão suas receitas ampliadas, podendo reverter em investimentos em áreas sociais e de infra-estrutura. O valor é calculado sobre a alíquota de até 5% (variável de 2% a 5% nos municípios) sobre a receita de arrecadação das 5 praças de pedágio ao longo da rodovia, proporcional à extensão da rodovia no município.

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