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Litoral Sul nas Redes

3 horas atrás
BR-101/ no sentido a Florianópolis entre os municípios de Itajaí, Bal. Camboriú e Itapema o fluxo de veículos é intenso gerando pontos alternados de lentidão na rodovia
3 horas atrás
No sentido a Santa Catarina na BR-376/PR, previsão estimada de Curitiba para Joinville é de 2h23min, devido ao fluxo intenso na rodovia que gera pontos alternados de lentidão. Dirija com atenção.

https://t.co/FRZ0SFdXuq
3 horas atrás
Lentidão do km 110 ao km 102 (Curitiba / São José dos Pinhais) na pista sentido São Paulo da BR-116/PR (Contorno Leste) devido ao fluxo intenso. Siga com atenção!
4 horas atrás
Fluxo se intensifica nas regiões de Itajaí , Bal. Camboriú e Itapema, podendo gerar lentidão devido a fluxo intenso. Nas demais regiões o fluxo segue normal https://t.co/CBIDVdTcQJ
5 horas atrás
Permanece lentidão no sentido a São Paulo, redobre a atenção! https://t.co/a3bD8yZ1M2
5 horas atrás
Dirija com atenção e respeite a sinalização! Boa viagem https://t.co/TsXJAbtBoL

Sobre a concessão

A Litoral Sul é responsável pela administração do trecho conhecido como Corredor do Mercosul, que compreende o Contorno Leste de Curitiba (BR-116), a BR-376 e a BR-101 e o Contorno de Florianópolis, fazendo a ligação da capital paranaense ao município de Palhoça, no estado de Santa Catarina. O trecho engloba 23 municípios em sua malha viária e tem 356,6 quilômetros de extensão. O contrato foi assinado em 14 de fevereiro de 2008 e prevê investimentos de R$ 5,6 bilhões durante sua vigência de 25 anos.

O Trecho Administrado

O trecho da Litoral Sul liga Curitiba (PR) a Palhoça (SC) pelas 376/PR e 101/SC, além de incluir o Contorno Leste de Curitiba (BR-116). Todo esse trajeto corta os municípios de Quatro Barras, Piraquara, São José dos Pinhais, Curitiba, Tijucas do Sul e Guaratuba, no estado do Paraná, e Garuva, Joinville, Araquari, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Camboriú, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas, Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça no estado de Santa Catarina.

O trajeto é a principal ligação entre Curitiba e todo o litoral de Santa Catarina, e se tornou um importante instrumento para o desenvolvimento industrial e turístico da região, passando a ser conhecido como Corredor do Mercosul.

Operação da Rodovia

Os usuários das rodovias que compõem o trecho têm à disposição os serviços de atendimento ao usuário: atendimento médico pré-hospitalar, socorro mecânico, resgate de animais na pista, viaturas para combate a incêndio, inspeção de tráfego constante e telefone 0800 para solicitar atendimento e informações: tudo operando 24 horas.

São 18 ambulâncias (14 de suporte básico em operação e quatro de suporte avançado em operação), 18 guinchos leves, oito guinchos pesados, três caminhões para combate a incêndio, dois veículos auxiliares para apreensão de animais, 16 viaturas e duas motos para inspeção de tráfego, dois veículos de suporte para produtos perigosos, cinco veículos de vigilância patrimonial, dois veículos de apoio operacional e 14 dispositivos para controle de velocidade.

Para solicitar atendimento, tirar dúvidas sobre a concessão da rodovia ou fazer reclamações e sugestões para a concessionária, os usuários da Litoral Sul podem ligar para 0800 725 1771. Pessoas com deficiência auditiva e da fala podem ligar para 0800 717 1000.

ISS para os municípios lindeiros

Todos os municípios cortados pelos 356,8 quilômetros do trecho administrado pela Litoral Sul têm direito a receber o repasse do ISS e, com ele, terão suas receitas ampliadas, podendo reverter em investimentos em áreas sociais e de infraestrutura. O valor é calculado sobre a alíquota de até 5% (variável de 2% a 5% nos municípios) sobre a receita de arrecadação das praças de pedágio ao longo da rodovia, proporcional à extensão da rodovia no município.

Tabela de
Tarifas
Restrição
de Cargas
Entenda
Nossas Tarifas
Cartilhas
Viajar

Veja as obras já realizadas pela concessionária:

  • Ruas Laterais: 86,36 quilômetros – As ruas laterais têm grande importância para a melhoria das condições de tráfego nas rodovias. O objetivo é retirar do tronco principal o tráfego urbano, trazendo assim mais segurança e fluidez na rodovia.
  • Terceiras faixas: 15 quilômetros – Aumentar a capacidade de tráfego das rodovias.
  • Passarelas: 35 – Proporcionar às comunidades lindeiras e aos usuários das rodovias uma opção de acesso segura aos municípios lindeiros e de retorno entre as pistas.

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